Para além das tradições mais comuns no natal os espanhóis fazem fogueiras e saltam sobre elas (dizem que protege de doenças).
Na véspera de Natal vai-se à Misa del Gallo (Missa do Galo), à meia-noite, anunciada pelo tocar dos sinos. Depois canta-se junto à árvore de Natal até de madrugada, balouçando o corpo ao ritmo dos cânticos.
Quem traz os presentes são os Três Reis Magos, no dia 6 de Janeiro (Dia de Reis). Na véspera as crianças colocam os sapatos nos degraus da entrada de casa para receber as prendas. Eles aparecem em todo o lado, em vez do Pai Natal, é Baltazar o Rei Mago preferido.
Em Espanha de certa forma o Natal está menos associado aos presentes e ao consumismo associado a este. Porquê? Porque os presentes aqui chegam pelos Reis Magos, como foi há 2000 anos ao menino Jesus. Hoje em dia já muitas famílias espanholas têm a tradição do Pai Natal mas não perdem a tradição dos Reis Magos. Alguns meninos têm mais sorte porque em Dezembro vem o Pai Natal e em Janeiro os Reis Magos que trazem mais presentes, o que é sempre uma grande festa.
Sem comentários:
Enviar um comentário