quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Falcão Peregrino


O Falcão Peregrino chega a atingir os 300 km por hora. Deve o seu nome "Peregrino" aos hábitos nómadas e às suas peregrinações insertas, sobretudo na fase da adolescencia. Em Portugal, é uma espécie de passagem entre Outono e o Inverno, sendo muito rara. O comprimento vária de 38 a 50 cm com as asas abertas mede 83 a 113 cm. A fêmea chega a ter mais um terço do tamanho do macho. Pesa entre 580 a 1000 g. É a única ave que se alimenta-se exclusivamente de outras aves (sobretudo das Pombos-das-rochas), que alcança facilmente no voo, enterrando as aguçadas garras no seu dorso.
O Falcão Peregrino prefere zonas costeiras (até aos 4000m nas montanhas) e abertas, no Norte da Europa, chega a utilizar ninhos abandonados por outras aves.
O Falcão Peregrino, sendo extremamente sensível a perturbações no período de fertilidade, a presença humana pode levar a ave ao abandono do ninho. A fêmea põe 3 a 4 ovos (castanhos-claros, com manchas avermelhadas). Quando põe os ovos demoram a nascer por volta de 28 a 29 dias. Os filhotes conservam-se no ninho até ao 35º dia de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário