quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Burro

É de entre os animais domésticos um dos mais ligados ao dono, fiel e dotado. Mas sofre do estigma do seu nome e do abandono das actividades agrícolas tradicionais encontrando-se actualmente à beira da extinção. Falo do Burro (Equus asinus), nobre animal que desde tempos imemoriais auxilia o Homem nos trabalhos mais duros.
Com um trabalho pioneiro e de grande mérito o Parque Natural do Douro Internacional procedeu ao estudo e catalogação de todos exemplares existentes no planalto mirandês, concluindo pela existência de um conjunto único de características, suficientes para a classificação de uma raça local.
Neste momento há nas terras de Miranda, Mogadouro e Figueira de Castelo Rodrigo orgulho pelo seu burro... e por aquilo que conheçemos do animal esse orgulho é plenamente justificado! Oxalá seja suficiente para impedir o seu desaparecimento...
A situação da Raça Asinina de Miranda não é excepção; o burro encontra-se em extinção na generalidade do continente europeu. A mecanização dos trabalhos agrícolas, o abandono do mundo rural e da agricultura de subsistência levou ao desaparecimento de importantes valores culturais e tradicionais.
Na região de Trás-os-Montes há a acrescentar a forte emigração para diversos países que se fez sentir nos anos 60. Este facto conduziu ao envelhecimento da população, hoje com uma média de idades bastante avançada, por isso demasiado idosa para fazer a lavoura e para cuidar de um burro.
Há ainda a salientar factores como a idade avançada das burras, que provoca uma diminuição da sua taxa de fertilidade; a fraca disponibilidade de machos inteiros, actualmente em número muito reduzido, devido a serem menos dóceis e próprios para o trabalho que os machos castrados; dificuldades no transporte de e para os locais/postos de cobrição; e por fim, a miscigenação de diferentes variedades de burros, perdendo-se as características que são específicas, no caso do burro de Miranda, da Raça Asinina de Miranda.
São todos estes factores no seu conjunto, que contribuíram e contribuem para o declínio actual do número de indivíduos da Raça Asinina de Miranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário