quinta-feira, 18 de novembro de 2010

As Tradições de Alcochete

Há 60 anos que se realizam as festas do barrete verde e das salinas, no segundo fim-de-semana de Agosto e representam o que de mais genuíno e verdadeiro os Alcochetanos têm para oferecer.
A gastronomia de Alcochete é constituída por alguma doçaria regional, da qual se destacam as famosas fogaças e o delicioso arroz doce.
Nos casamentos oferecia-se arroz doce e quanto maior fosse a travessa maior era a importância do convidado.
As fogaças estão na doçaria tradicional de Alcochete há mais de quinhentos anos. Segundo a lenda a fogaça “nasceu”em honra da Nossa Senhora da Atalaia, pelas mãos dos barqueiros de Alcochete que, em tempestade no alto mar, foram salvos pela Senhora.
Embarcações típicas, salineiros, salinas, moinhos e campinos são algumas das figuras existentes no artesanato local onde são utilizadas técnicas e materiais associados ao trabalho marítimo e às espécies marinhas. Exemplos disso são os trabalhos realizados a partir de casca de ostra e as miniaturas de embarcações típicas do Tejo.
A “ALCATEJO” é uma das mais belas embarcações que navega no Tejo, e que proporciona ao longo do ano, a munícipes e turistas, agradáveis passeios ao longo de toda a zona ribeirinha de Alcochete, a qual tem outro “sabor”, uma vez que estes passeios revelam pormenores que só podem ser apreciados a partir do Tejo.

1 comentário: